logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://hdl.handle.net/ripcmb/847694
Título: Reconhecimento de imagens: uso de recursos de visão computacional na detecção de alvos e vigilância no espectro militar
Autor(es): Mota, Helber Soares
Libotti, Robert Vicente
Orientador(es): André, Rafael de Pinho
Palavras-chave: Inteligência artificial
Drones
Reconhecimento de imagens
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia de software (DGPM-305)
Data do documento: 2024
Editor: Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC)
Citação: MOTA, Helber Soares; LIBOTTI, Robert Vicente. Reconhecimento de imagens: uso de recursos de visão computacional na detecção de alvos e vigilância no espectro militar. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inteligência Artificial para Aplicações Militares) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2024.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Fundação Getúlio Vargas como requisito parcial para a obtenção do grau especialização em Inteligência Artificial para Aplicações Militares.
Abstract: A crescente complexidade dos conflitos modernos exige soluções tecnológicas que possam identificar e classificar veículos militares de forma eficiente. Essa identificação é fundamental em aplicações de reconhecimento aéreo e terrestre, monitoramento de fronteiras, ações de sabotagem, tarefas de inteligência, contra- ataque e no uso de drones em operações táticas. O emprego de inteligência artificial (IA) nesse processo, mais especificamente através de modelos de redes neurais convolucionais (CNNs), se mostra uma abordagem robusta e viável, oferecendo alta acurácia e velocidade na detecção e classificação de objetos em imagens complexas. O objetivo deste trabalho consiste em propor uma abordagem para detectar e classificar algumas classes de veículos militares (a saber: ASTROS, CLANF, JLTV, M113, PIRANHA e SK105) através de imagens que podem ser capturadas a partir de drones, câmeras fixas ou móveis combinando o modelo YOLOv10 e uma CNN. Os resultados experimentais mostram que o modelo alcançou um desempenho considerável (com precisão acima de 90% em muitos casos) e mesmo que a quantidade de imagens utilizadas no treino tenha sido pequena para uma aplicação real, demonstra a viabilidade para utilização em dispositivos embarcadas ou em uma arquitetura em nuvem com processamento remoto, por exemplo.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847694
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Tecnologia da Informação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Helber Mota.pdf8,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.